MELANCOLIA





Naquele fim de tarde, o sol diminuía o seu tamanho no horizonte, formando um disco alaranjado, enquanto dois amantes sentados na pedra, assistiam à chegada do entardecer.
- Veja, daqui a pouco um super planeta entrará em rota de colisão com a Terra.
- É o planeta Melancolia, respondeu a amante, e esse já colidiu; faz tempo.
- Quando?
- Quando nos deixamos!
- Mas eu nunca deixei você!
- Você escolheu outra pessoa e me deixou!
- Daqui a pouco um super planeta entrará em rota de colisão com a Terra. Não é hora de trazer o passado de volta. Repetiu ele.
- Não entrará. Já colidiu!
- Você só não diz quando foi isso!
- Ora, por acaso, você sabe onde estava antes de nascer?
- Antes de nascer? Isso é muito filosófico para mim, disse ele, com o olhar fixo para a chama do sol, findando atrás da montanha.
- A colisão aconteceu quando seus pais se amaram!
- Então eu não existia nesse momento?
- Não!
- Então me responda para onde vamos depois da morte?
- Para o mesmo espaço que habitávamos antes de nascer. Disse ela, olhando-o de perfil.
- Onde está esse espaço? Sem piscar os olhos viu o brilho de Vênus e algumas estrelas surgirem como primeiros sinais da noite.
Ela respondeu:
- O espaço é para onde você está olhando!
Os dois ficaram em silêncio por alguns segundos.

Daqui a pouco um super planeta entrará em rota de colisão com a Terra. Não é hora de trazer o passado de volta. Repetiu ele, outra vez.
- Já colidiu. Disse ela, enquanto se levantava da pedra, deixando-o imóvel como um pássaro a olhar para as estrelas daquela primeira noite.
- Não vá agora, espere o planeta. Ele virá! Nunca falha. Eu quero vê-lo nascer, se eu desviar os meus olhos perderei a cena. Volte, volte, volte, disse, aumentando a voz, hipnotizado pelo que via. Eu quero saber mais disso, como pode ter acontecido a colisão, se estou aqui esperando que isso aconteça. Não vá agora!
- Cadê você?

...

Era uma manhã fria, nublada. Vazia. Lembrou-se de uma mulher que lhe contava sobre a colisão, alguma colisão, mas não conseguiu decifrar se ela existia na vida ou apenas no sonho. A vida inteira foi atormentado por esta dúvida.


Ricardo Neto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A PARTIDA DOS GUARDA-CHUVAS

MUNDOS CIRCULARES

METAMORFOSE